quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Acidez do Dia - A morte e a morte de Oscar Niemeyer!


Antes de morrer, Oscar Niemeyer estava trabalhando em projetos novos, como informou o médico que o tratava (link aqui). Eu me pergunto: projetando o quê? Um novo gabinete para Deus, sem janelas e com incidência total do sol durante o dia inteiro? E sem ar condicionado? Eu me pergunto se o Todo-Poderoso aguentaria estudar um dia inteiro na Biblioteca Nacional de Brasília! E olha que Deus é Deus, hein? Mas Niemeyer está acima disso! Niemeyer projetou Deus!

O maior forno de micro-ondas a céu aberto do mundo!  Logo ali, pertinho de você! 
Muito choro, muitas homenagens, muita falação, muita comoção! Tudo blá-blá-blá, mais do mesmo! Quem vive em Brasília e frequenta suas “obras” sabe do que estou falando! É o conceito do “inutilmente belo”, ou do “belíssimo inútil”, como queiram. Obras de concreto puro, que representam a dureza de um pensamento filosófico antagônico e ultrapassado, tanto na arquitetura quanto na política. Suas obras representam o que há de pior no socialismo, no comunismo, e se contradizem enormemente, do tamanho do pé-direito do Museu da República! Não se tem convívio social em suas obras! Um arquiteto pseudo-comunista que projeta prédios impeditivos e repelentes ao tráfego de pessoas!

Se eu for destilar meu veneno aqui perante as suas obras, corro o risco de ser fuzilado pelos meus amigos arquitetos! Vou parar por aqui! Vou agora, amigos, em um rompante de humildade, prestar uma homenagem àquilo que considero a obra-prima de Niemeyer, inigualável, inalcançável: ele redefiniu o conceito da palavra “impossível”. Se o Niemeyer morreu, qualquer coisa é possível a partir de agora! O impossível não existe mais!

A paz entre judeus e muçulmanos vai ser assinada na Catedral de Brasília, em homenagem a Niemeyer! Lula vai confessar que sabia de tudo sobre o mensalão e que mentiu durante oito anos! E fará tudo isso no velório do arquiteto amanhã, acompanhado de Rosemary (D. Mariza estará em casa, assinando os papéis do divórcio)! Enfim... pense em qualquer coisa antes tida como “impossível”! Essa coisa acontecerá! E em breve – até porque o mundo vai acabar nas próximas semanas! Sim, isso também é possível a partir de agora! Sabe o calendário Maia, aquele que diz que o mundo vai acabar daqui a pouco? Pois então! A divulgação desse calendário, um evento histórico, aconteceu em um local projetado por Niemeyer no coração da América Central!

Você não o vê na foto, mas Niemeyer está por trás disso!
A Casa Branca foi seu projeto de conclusão de curso!
Tudo é possível a partir de agora! O Brasil ganhar a Copa de 2014! O PT nunca mais ganhar nada, qualquer coisa! Até mesmo Niemeyer voltar das profundezas ou dos céus, pois tenho certeza de que tanto Deus quanto o Canhoto não aguentarão ficar um dia que seja morando em um prédio projetado por ele! 

Se bem que, depois de hoje, qualquer coisa é possível! Até isso! 

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente! Só quem vive em BSB para "sentir falta" de mais um projeto. A validade do Niemeyer expirou há muito tempo.